No Diabo eu não acredito!




Falar de religião e crenças é algo complicado e é bom sempre usarmos a cautela para não ofender nem agredir ninguém.
Não dá, tem assuntos como time, partido político e religião não se discutem... afinal, quantas guerras ainda explodem no mundo por causa de um destes temas?
Sempre acreditei em Deus, no seu poder, na sua força, na sua onipresença. Atualmente nem pertenço a uma religião. Quando sinto vontade vou tomar passe num centro espírita, raramente assisto uma missa em uma Igreja Católica, aonde fui batizada e frequentei por muito tempo, mais para desfrutar da companhia do meu pai do que para ouvir o que diziam os padres.
Ano passado fui algumas vezes a um culto numa igreja que reúnem jovens, tem um linguajar mais apropriado e as músicas no estilo gospel são sempre no ritmo do reggae ou do rock. Às vezes era bom ouvir o sermão do pastor, muitas vezes me emocionei. Só que um dia fui a um culto direcionado apenas às mulheres e senti-me um peixe fora d'água por não entrar naquele transe coletivo, nem me prostar ao chão em lágrimas. Depois disso percebi que as pessoas precisam ter um comportamento igual de submissão e de afastamento de tudo aquilo que eles consideravam pecado. Não pode beber, usar drogas, curtir músicas que não fossem gospel, adorar imagens ou frequentar lugares aonde estão os considerados "pecadores".
Tudo o que eu sempre fiz.
Ou quase tudo.
Não que eu "adore" imagens, mas gosto muito das divindades indianas, não queria me desfazer das minhas roupas.
Acredito que cada um tem uma forma de se conectar com Deus, alguns fazem um altar em casa e vão até ali algumas vezes fazer suas orações, outros bebem chás alucinógenos, bem, há uma gama enorme de rituais que dependendo da cultura de cada um, da sua formação, do seu cotidiano, irá atrair este ou aquele. Logo, é de uma imbecilidade tão grande debochar da forma como as pessoas praticam sua fé. Confesso que fiquei espantada e até incomodada quando vi algumas mulheres ajoealhadas no chão quase gritando, algumas até desmaiando, mas respeito. Sei que é sempre melhor estar em união rezando do que sentada em volta de uma mesa esperando a vez para usar cocaína.
Outra coisa que percebi em alguns locais aonde as pessoas reúnem-se para orar, falam muito mais do Diabo do que em Deus. O Diabo tem uma força tão grande que leva ao fundo do poço as almas daqueles que se deixam corromper, que usam drogas, que matam, que estupram, que bebem álcool, que gastam dinheiro em jogatina ou aplicando golpes. Todas estas pessoas agem motivadas pelo Mal, pelo Demo, pelo Coisa Ruim.
E o livre-arbítrio? Onde fica?
Há alguns dias, uma amiga evangélica falava sobre a recaída do marido e a cada frase usava alguma citação da Bíblia. Tudo estava na Bíblia, as formas como o Diabo usa de artimanhas para obter seu objetivo e levar aquela alma de volta ao inferno, está tudo lá.
A única coisa que poderiam fazer era orar muito para que Deus agisse e o trouxesse de volta à Luz.
Daí eu penso, se somos monoteístas, se devemos acreditar apenas em um Deus, como aceitar que o Diabo tenha mais força e consiga interferir na vida das pessoas?
Não, definitivamente há muita contradição em todas as religiões. O que se assemelha um pouco ao que penso é o Espiritismo, acreditam que temos carmas, mas que nosso livre-arbítrio determina tudo.
Canso desta enorme hipocrisia que envolve os devotos de qualquer religião. Será que todos se esquecem que a Bíblia, conforme conhecemos, foi apresentada ao mundo pela Igreja Católica, que por muitos anos concentrou o poder e dominou povos através do medo? Tudo é uma questão de interpretação.
Quantos são os padres católicos que se envolveram em escândalos, quantos pastores tiverem enriquecimento ilícito?
Quantos se aproveitam da boa fé pra cobrar (o que eles chamam de doar) o tal dízimo? Enquanto pastores andam de caminhonetes importadas, muitos fiéis tiram de seus miseráveis salários a quantia para dar à igreja. Basta assistir 5 minutos de uma pregação para constatar o que eu digo: um minuto falam de Deus, depois dividem o tempo falando da importância do dízimo - e do quanto a pessoa pode sofrer as consequências por não contribuir - e do poder do Diabo, do quanto pode te dominar.
Não existe o Diabo pra mim.
Concordo que tudo na vida tem dois lados, mas discordo da existência deste ser que é tão forte que compete com Deus, nosso Criador.
O Bem e o Mal se difundem dentro de nós. Não há criatura que seja apenas má, nem uma que tenha só bondade. Todos nós em algum momento da vida pecamos, pois é do ser humano. Muitas vezes nem nos damos conta dos nossos erros, das nossas falhas.
Quantas vezes vemos pessoas extremamente religiosas negando-se a ceder um prato de comida a um irmão que lhe bate a porta, preferindo jogar suas sobras no lixo ou aos cães?
Ou caindo na tentação de julgar aquela vizinha? Também vejo aqueles que dedicam-se integralmente as obrigações da sua igreja esquecendo-se dos familiares, dos amigos, como se estes que não comungam pela mesma Bíblia não lhes servisse mais. Por outro lado, conhecço adictos dedicados à família e que são capazes de fazer qualquer coisa para apoiar um amigo.

Confesso que é mais conveniente acreditar na presença de uma força maligna quando nos deparamos com notícias sobre mães que matam seus filhos, filhos que matam seus pais e saem para beber cerveja, sobre estupradores de crianças, decaptadores de jovens.
Há muita maldade no mundo sem dúvida. Sempre houve na verdade. A diferença é que hoje vivemos num mundo globalizado, então, as informações nos chegam ao mesmo instante que ocorrem.
Ao invés de simplificar e acreditar que o Diabo mais uma vez se fez presente, prefiro crer que a pessoa que cometeu o crime só pode ser alguém doente, que nasceu com algum distúrbio e por isso age desta maneira tão inconsequente, disseminando todo o seu ódio ou seja lá o que for.
Até por uma questão de proteção, precisamos aceitar que existem pessoas más, sem escrúpulos, sem sentimento, que não se importam com a vida alheia e com o sofrimento que podem causar. A maldade faz parte da nossa sociedade desde as primeiras civilizações.
Creio na lei da Ação e Reação, acredito que todo o mal que plantar gera uma energia negativa e será isso que atrairá para sua vida, assim como todo o Bem que propagar irá trazer muitas coisas boas para você.
É uma questão de energia, basta perceber as pessoas que te rodeiam.
Eu, por exemplo, trabalho num local aonde há muita infelicidade, desde funcionários (alguns) aos pacientes. Até posso entendê-los, pois os pacientes não procuram o posto por estarem bem. Ficar sem saúde, nem que seja por causa de uma simples gripe, não é legal mesmo, tira o humor de qualquer um. Agora os funcionários até entendo alguns, embora acredite que para tudo há solução e que ninguém tem nada haver com o meu salário baixo, nem com as péssimas condições de trabalho que nos é oferecida. Ninguém é obrigado a fazer algo que não lhe traz felicidade. Não sou feliz no posto com certeza, mas encontrei mecanismos para evitar tudo o que me aborrece. Não deixo que a energia negativa da maioria das pessoas me afete. Nem a falsidade. Enxergo ali inversão de valores o tempo todo, mas recuso-me a entrar na onda.
Então não creio no Diabo, porque dentro de mim há a certeza de que Deus é muito maior, mesmo quando fiquei doente ou perdi meus pais, sabia que eram etapas dolorosas que serviriam ao meu crescimento espiritual, porque acreditar em Deus não impede que coisas ruins te aconteçam, mas são nestes momentos que sabemos se realmente temos FÉ.
Eu tenho e sei que sou protegida.
FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA...

Comentários

Verdes Tempos disse…
Fantástico, Roseane! Além de um texto objetivo, enxuto e muito bem escrito, você mostrou, sem subjetividade alguma, a realidade das nossas vidas, do nosso cotidiano. A esperança em Deus em contraste com o poder do Diabo, enfim, os vários mundos que interagem nas nossas consciências, em nossa sociedade tão adoentada, tão desesperada, pelos motivos que você tão bem colocou no texto.
Parabéns, sinto me orgulhoso de uma amiga que, além de sensível e querida, tem talento para expor seus sentimentos, sua autenticidade.
Isso mesmo, a gente tem que mostrar, tem que gritar as neuras do mundo, a injustiça que flagela sociedades espalhadas por este planeta que, segundo alguns, irá terminar em muito tsunami.
Coisas estranhas têm acontecido, e através do furor da Natureza, consideramos que fizemos muitas coisas erradas. Estamos começando a pagar pelos erros feitos, mas sonhamos com a Esperança. Ela nos move, todos os dias, e impulsiona para algo chamado FUTURO.
Um beijo em vc, no Hélio, tua guria..........nos bichos lindos d tua casa........Deus abençoe.....AXÉ!
Luis Aguirre disse…
Perfeitas são suas colocações!perfeitos são seus pontos de vista!
Infelizmente tem pessoas que acham que Deus é mau,culpam Ele de todos seus problemas,mais se esqueçem de ver se "fizeram sua parte".
Os outros com medo do capeta,pagam para serem salvos.
mais salvos do que e de quem?
o mundo está cheio de espiritos fracos,acomodados,esperando que o "paraiso chegue para eles em troca de um dizimo"
parabén Roseane!

Postagens mais visitadas deste blog

A morte...

Quem tem boca fala o que quer pra ter nome...

Marcelo Dourado, o vencedor do Big Brother Brasil 10?