Coragem para enfrentar as coisas que posso modificar...



Oração para serenidade Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia de cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz; indagando, como fez Jesus, a este mundo pecador, não como eu teria feito; aceitando que o Senhor tornaria tudo correto se eu me submetesse à sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com o Senhor para sempre no futuro. Amém.

Começo meu texto apresentando a quem não conhece esta fabulosa oração e convidando a todos para um instante de reflexão. Como é difícil colocarmos em prática tão sábias palavras.
Quantas vezes nos falta serenidade para aceitar o que não podemos modificar? Como isso interfere em nossas relações pessoais, seja com nossa família, em nosso ambiente de trabalho ou simplesmente na fila de um supermercado.
Quem nunca tentou modificar algo em vão? Quem nunca discutiu com seu parceiro por algo que ele faz e você não aceita?
E a coragem para modificar as coisas que posso... mas como saber se realmente posso mudar? Como conseguir fugir da dúvida, do medo? Qual é o momento certo, quando vale à pena? Como alcançar a sabedoria para saber discernir entre um e outro?
Tudo difícil e complicado, principalmente se você for ateu. As pessoas mais confusas e perdidas que conheço não acreditam em Deus. O problema não é só não acreditar, eu por exemplo sempre acreditei, mas desconfiava de suas boas intenções comigo. Não basta só acreditar, você tem que confiar. Só tive certeza da minha fé e da minha crença quando eu fiquei doente e percebi que poderia morrer se não acreditasse que Deus não me abandonaria.
E fui serena. E tive coragem.
Sou sábia.

A primeira coisa que gritei quando fui informada da morte do meu pai foi uma indagação injusta à Deus. Perguntei por quê ele estava fazendo isso comigo? Por quê me abandonava e me deixava sofrer tanto. Foram frases desesperadas num dos piores momentos que vivi.
Sei que Deus conhece cada um de seus filhos e sabe bem que meu pobre coração estava dilacerado, não deve ter levado meus berros em consideração.
Não é que não me conforme com a morte dos meus pais, mas convenhamos, é tão cedo para quererem que me acostume... ou deixe de chorar quase que diariamente... o tempo vai amenizar esta dor, eu sei, mas a saudade e o amor durarão para sempre...

Sempre quando estou ansiosa com alguma coisa ou sinto algum receio, algum medo, procuro me lembrar do quanto Deus sempre foi bom comigo e sei que jamais me abandonará. Para tudo há um propósito. Agora nestes últimos dias de 2008 vivo um misto de emoções. Sinto-me feliz com a minha loja, triste em sair da prefeitura após 14 anos.
Preciso modificar minha vida, deixar para trás o que me faz infeliz e pular de cabeça no que acredito. Fiquei muitos anos acomodada, nunca fui ambiciosa, então deixei que o tempo passasse enquanto eu não juntava nada para o meu futuro. Não posso ficar com um pé lá e outro cá. Acabo fazendo tudo mal feito.
Tenho que ser sincera, a doença deixou seqüelas que me impedem de continuar minhas funções como auxiliar administrativo, principalmente porque me cobro muito... Foi muito bom ter passado todos estes anos vivendo os bastidores da política parnanguara, aprendi muita coisa, especialmente uma:
"Se quiser conhecer uma pessoa de verdade basta lhe dar PODER"
Realmente, tem gente que muda de personalidade conforme o cargo vai melhorando... ou piorando. Cansei... cansei da cara, do serviço, das sacanagens, das discriminações, dos puxa-sacos, dos sanguessugas, das injustiças... de mim mesma lá... cansei.
O desafio é enorme, vou trocar o certo pelo duvidoso, mas minha vida se tornará outra, sem amarras. Poderei me dedicar ao meu sonho, que é ver esta loja crescer. Terei tempo para ser uma mãe melhor, uma esposa melhor, uma dona melhor...
Eu acredito que podendo me dedicar exclusivamente às coisas que gosto, minha vida começará a evoluir. Há anos não sei o que é isso... profissionalmente falando... Sinto prazer em atender as pessoas, em conversar com meus clientes... acho ótimo quando alguém sai daqui satisfeito por encontrar o que procurava. A maioria é gente jovem, descolada, simpática. Estou tomando esta atitude por mim, tenho quase 40 anos, estou sem meus pais e preciso encontrar meios de sobreviver sem depender de ninguém. E tenho capacidade, sei que de uma forma ou de outro conseguirei passar por esta fase.
Para minha própria sobrevivência tenho que ter coragem para enfrentar isso...

Sinto que 2009 será diferente. Pelo menos desta vez estou tentando me ajudar!

Hélio... Jéssica... conto com vocês e espero que possam me entender mesmo se no início as coisas não forem fáceis.

Comentários

Bacana Ro, é muito bom começar o ano pensando positivamente. Bola frente, porque o tempo é remédio pra quase todos os males. E Lembre-se, conte sempre com seus amigos.
Grande Beijo.
**Enise** disse…
Rô,vc tomou uma decisão difícil,mas com certeza vc sabe bem o que está fazendo,e Deus irá seguir seus passos!
Boa sorte na sua decisão!
beijão

Postagens mais visitadas deste blog

A morte...

Quem tem boca fala o que quer pra ter nome...

Marcelo Dourado, o vencedor do Big Brother Brasil 10?